USP oferta curso de programação a alunas do Ensino Médio

As inscrições para a primeira turma de 2022 do curso Meninas Programadoras, da USP, já estão abertas. O curso vem sendo oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP). Trata-se de uma iniciativa que busca desenvolver habilidades iniciais de programação e incentivar que meninas ingressem nessa área profissional que hoje majoritariamente ocupada por homens. 

Além de gratuito, o curso Meninas Programadoras é totalmente online.

Sebrae oferece cursos online gratuitos em sua plataforma EAD

Curso gratuito de programação para meninas: USP abre inscrições para novas  turmas
Curso Meninas Programadoras incentiva alunas do ensino médio em TI/Créditos: Reprodução

Como se inscrever?

É preciso, antes ter em vista os pré-requisitos para poder se inscrever no Meninas Programadoras. Assim sendo, para se inscrever, é necessário às alunas estarem matriculadas a partir do Ensino Médio. Além disso, é preciso que elas se identifiquem com o gênero feminino ou não-binário.

Para participar do curso, basta ter um computador com acesso à internet. As inscrições devem ser feitas no site do projeto, até o dia 3 de janeiro

O projeto também divulgou uma programação para suas próximas atividades.

As atividades da primeira turma de 2022 já terão início no dia 8 de janeiro. Já a partir do dia 9 de janeiro, começarão a ser oferecidas inscrições para a segunda turma do ano que vem. Nesse caso, a nova turma terá aulas a partir do dia 5 de fevereiro. 

As aulas, como dito acima, serão feitas via internet. Elas serão realizadas ao vivo pela plataforma Google Meet, sempre aos sábados, das 14h às 17h.

A USP ainda destaca que as participantes devem se dedicar durante uma hora por dia a exercícios individuais. Além disso, ainda serão disponibilizadas mais de 32 horas de plantões de dúvida toda semana. 

As alunas que participarem de pelo menos 75% das atividades receberão um certificado ao fim. As vagas do curso serão destinadas, prioritariamente, para alunas do terceiro ano do Ensino Médio e de escolas públicas. Cada turma terá vagas para 100 estudantes.

Check Also

Avamec Cursos Online EAD Plataforma do MEC

Cursos Online Gratuitos Pela Plataforma do MEC Avamec

O Ministério da Educação – MEC, através da plataforma Avamec, está oferecendo atualmente 135 cursos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *