USP oferta curso de programação a alunas do Ensino Médio

As inscrições para a primeira turma de 2022 do curso Meninas Programadoras, da USP, já estão abertas. O curso vem sendo oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP). Trata-se de uma iniciativa que busca desenvolver habilidades iniciais de programação e incentivar que meninas ingressem nessa área profissional que hoje majoritariamente ocupada por homens. 

Além de gratuito, o curso Meninas Programadoras é totalmente online.

Sebrae oferece cursos online gratuitos em sua plataforma EAD

Curso gratuito de programação para meninas: USP abre inscrições para novas  turmas
Curso Meninas Programadoras incentiva alunas do ensino médio em TI/Créditos: Reprodução

Como se inscrever?

É preciso, antes ter em vista os pré-requisitos para poder se inscrever no Meninas Programadoras. Assim sendo, para se inscrever, é necessário às alunas estarem matriculadas a partir do Ensino Médio. Além disso, é preciso que elas se identifiquem com o gênero feminino ou não-binário.

Para participar do curso, basta ter um computador com acesso à internet. As inscrições devem ser feitas no site do projeto, até o dia 3 de janeiro

O projeto também divulgou uma programação para suas próximas atividades.

As atividades da primeira turma de 2022 já terão início no dia 8 de janeiro. Já a partir do dia 9 de janeiro, começarão a ser oferecidas inscrições para a segunda turma do ano que vem. Nesse caso, a nova turma terá aulas a partir do dia 5 de fevereiro. 

As aulas, como dito acima, serão feitas via internet. Elas serão realizadas ao vivo pela plataforma Google Meet, sempre aos sábados, das 14h às 17h.

A USP ainda destaca que as participantes devem se dedicar durante uma hora por dia a exercícios individuais. Além disso, ainda serão disponibilizadas mais de 32 horas de plantões de dúvida toda semana. 

As alunas que participarem de pelo menos 75% das atividades receberão um certificado ao fim. As vagas do curso serão destinadas, prioritariamente, para alunas do terceiro ano do Ensino Médio e de escolas públicas. Cada turma terá vagas para 100 estudantes.

Check Also

Cursos SENAI

Cursos De Capacitação Técnica EAD SENAI SP 2023

Para os jovens que estão buscando capacitação por cursos técnicos do SENAI 2023 para ter uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *