RJ abre 2 mil vagas em curso online para jovens

A Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro disponibiliza mais de 2 mil vagas em curso online gratuito. A iniciativa se dá por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda em parceria com o Instituto PROA. O objetivo é gerar oportunidades de desenvolvimento e empregabilidade para jovens de baixa renda da capital fluminense.

Com as turmas anteriores, essa mesma iniciativa já aprovou mais de 4.200 pessoas. As pessoas que passaram por ele puderam se aperfeiçoar para o mercado de trabalho, se conectando com vagas de emprego.

Crédito/ Reprodução

Inscrições abertas

Para participar, é preciso ter entre 17 e 22 anos e estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública. Além disso, é preciso morar no Estado do Rio de Janeiro. As inscrições vão até o dia 14 de janeiro e a previsão de início das aulas é dia 17 de janeiro de 2022.

A inscrição é online, no endereço https://plataforma.proa.org.br/.

O objetivo do curso é a formação de profissionais sólidos, que pensem em sua carreira de maneira clara e objetiva, com autoconhecimento e capacidade de se desenvolver corporativamente.

Aulas extras

As aulas acontecem em formato 100% digital e gratuito. A Plataforma PROA, que ministra o curso oferece aulas de:

  • Autoconhecimento (20 horas);
  • Planejamento de Carreira (20 horas);
  • Projeto Profissional (20 horas);
  • Raciocínio Lógico (20 horas);
  • Comunicação (20 horas).

Ao final, quem concluir o curso estará apto para participar de processos seletivos para vagas de posições de início de carreira e primeiro emprego. Nesse sentido, será disponibilizado um certificado de conclusão emitido pelo PROA.

Além da trilha básica do curso, o PROA terá cinco trilhas técnicas patrocinadas por diferentes empresas. São elas:

  • Análise de Dados (patrocinado pelo iFood);
  • Varejo (Via – Fundação Casas Bahia);
  • Administração (P&G);
  • Logística (P&G);
  • UX Design (Accenture);
  • Promoção de Vendas (BrF).

Para se conectarem, os jovens que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas e que buscam seu primeiro emprego têm acesso gratuito à plataforma on-line. Ela oferece 100 horas de aulas com orientação e apoio de tutores em encontros semanais ao vivo.

De acordo com dados do IBGE, o desemprego entre os jovens de 18 a 24 anos ficou em 31,4% no 3º trimestre de 2020. É o maior índice já registrado na história do Brasil. A falta de experiência e oportunidades de estudos, aliado ao cenário da pandemia e depressão econômica enfrentada pelo país desde 2015 faz com que eles sofram mais com o desemprego.

Check Also

Exame Do Encceja Inscrição Edital e Calendário 2022

Encceja Prova 2022 Certificado Fundamental e Ensino Médio

O Encceja 2022 organizado pelo Inep proporciona ao interessado(da) prova anual para conseguir Certificado do Fundamental …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *