Categorias
Diversos Cursos

MEC abre inscrições de cursos gratuitos para professores

A partir da última quinta-feira (15), foram abertas as inscrições para 300 mil vagas em cinco novos cursos, gratuitos e on-line, para professores e estudantes de licenciatura de todo o Brasil. A iniciativa faz parte das estratégias da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para enfrentar o impacto do isolamento social gerado pela pandemia de Covid-19 no ensino.

A iniciativa é conjunta entre Capes e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), objetivando preparar os profissionais da educação básica para fazer uso das ferramentas on-line em sala de aula, seja para quando retornarem às atividades presenciais, seja conforme novos ambientes virtuais de ensino e aprendizagem.

Assim, os cursos são voltados a professores que aprenderão a produzir seus próprios materiais audiovisuais. Além disso, traz como objetivos aperfeiçoar as práticas dos docentes em sala de aula, tanto de maneira presencial quanto a distância.

Cursos disponíveis

De acordo com informações da Capes e da UEMA, os cursos serão os seguintes:

  • Como Produzir Videoaulas: esse curso terá 25 horas de duração, voltada ao aprendizado de técnicas básicas para produção de aulas em vídeo. Nele, o docente terá contato com formas de planejamento e da construção de um bom roteiro e outros procedimentos e técnicas na criação de vídeos educacionais.
  • Mediação em EaD: este terá 30 horas de duração, abordando aspectos que envolvem a tutoria na educação a distância, além das funções do professor/tutor, bem como competências e habilidades necessárias para trabalhar em cursos mediados por tecnologias. Trará também abordagens sobre os diversos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) e as ferramentas utilizadas nesse tipo de processo ensino-aprendizagem.
  • Desenho Didático para o Ensino On-Line: este curso terá 50 horas de duração, sendo destinado a qualificar os participantes em Planejamento e Mediação e Instrumentos Avaliativos para Educação On-line.
  • Multimeios em Educação este curso terá 60 horas de duração. É voltado ao uso da tecnologia como recurso didático, e apresenta ao futuro professor as tecnologias que foram utilizadas na educação, visando apresenta-lo às formas de inovar e de se apropriar dessas ferramentas visando melhorias na aprendizagem.
  • Psicologia na Educação: este curso terá 60 horas aula. Ele é voltado para o estudo da Psicologia aplicada à educação e seu papel na formação do profissional. Assim, o participante desse curso terá a oportunidade de compreender a evolução histórica da Psicologia aplicada à educação, identificando alguns dos seus principais conceitos e aplicando-os em suas atividades.

Inscrições

Para se inscrever, o interessado deverá estar matriculado em algum curso de licenciatura ou lecionar em alguma instituição de ensino. As inscrições abriram no dia 15 de outubro, e estarão disponíveis durante 30 dias corridos ou até o esgotamento das vagas. 

As inscrições devem ser feitas neste link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *