IFPE divulga edital para preencher 4.631 vagas

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) divulgou, nesta segunda-feira (18), o edital para o processo de ingresso 2022/1. Assim sendo, há 4.631 vagas ofertadas que serão distribuídas nos 16 campi do instituto. São diversos cursos a serem ofertados.

VESTIBULAR IFPE 2021 ? Inscrições, Provas, Cursos e Resultado
Créditos/Reprodução

Devido à pandemia de covid-19, o processo seletivo será realizado de forma on-line, sem prova. Nesse caso, ele será feito a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou histórico escolar dos candidatos. No caso de candidatos que quiserem concorrer aos cursos superiores, haverá opção por apresentar a nota geral do Enem. Assim, escolherão notas entre 2016 e 2020. Existe ainda a opção por análise do histórico escolar do ensino médio ou documento equivalente.

Já quem for concorrer às vagas dos cursos técnicos nas modalidades Integrado, Proeja e Subsequente, a avaliação será serão através do desempenho escolar. Ela focará no desemprenho em língua portuguesa ou português e matemática. Essa avaliação terá como base o histórico escolar ou certificação equivalente.

Das vagas ofertadas, 958 são destinadas a cursos superiores. Já outras 2.355 são vagas para cursos técnicos na modalidade subsequente, voltados para quem já completou o ensino médio. Além disso, há outras 1.283 vagas que são destinadas a cursos técnicos na modalidade integrado ao ensino médio.

Há ainda mais 35 vagas que são para a modalidade Proeja – qualificação profissional. De acordo com o edital, há cotas destinadas a pessoas com deficiência, pretas, pardas e indígenas. Com efeito, 60% das vagas são reservadas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental ou médio em escolas da rede pública. Há também vagas destinadas também a estudantes oriundos do campo em cursos com vocação agrícola. 

Como se inscrever?

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas entre 19 de outubro e 7 de novembro pelo site do IFPE, voltado para este processo seletivo. É preciso ter atenção ainda em algumas outras datas importantes desse processo. No dia 24 de novembro, será divulgada uma lista preliminar das inscrições.

Quem, por ventura, tiver sua inscrição indeferida, terá até os dias 25 e 26 de novembro para solicitar a retificação. O resultado dessa nova análise deverá ser divulgado até 7 de dezembro de 2021. Já as datas entre  9 e 10 de dezembro estão reservado para interposição de recursos.

A publicação da lista de aprovados e o resultado ?nal do processo estão previstos para o dia 17 de dezembro. Os resultados serão divulgados somente após a análise de recursos. Para quem for aprovado, deverá aguardar a divulgação do edital de matrícula. Por meio dele, haverá informações como documentação e datas.

Todas as informações constam no edital de cursos superiores e no edital de cursos técnicos. No caso de dúvidas, deve-se entrar contato com o IFPE pelo canal de atendimento aos alunos.

Check Also

Curso Black Friday da Pagar.me/Créditos: reprodução

Pagar.me lança curso gratuito com foco na Black Friday

A Pagar.me, empresa especializada em soluções de comércio online, lançou curso online e gratuito para empreendedores digitais. Para isso, reuniu especialistas em diversas áreas. Dessa forma, haverá contato com profissionais em precificação, segurança, estratégia de vendas, sequestro de estoque e marketing, entre outros assuntos. Essa capacitação será para empreendedores digitais com foco na Black Friday.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *