O Governo de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (26) o primeiro Mutirão de Qualificação Profissional. Ele conta com a oferta de mais de 240 mil vagas em vários cursos gratuitos. Os cursos estarão distribuídos nos programas Via Rápida, Novotec, São Paulo Criativo, SP Tech e Empreenda Rápido.
Serão cursos virtuais, remotos e presenciais que estarão disponíveis nos 645 municípios do estado de São Paulo. O mutirão faz parte do Retomada 21/22, plano anunciado voltado para impulsionar a economia do estado no pós pandemia.
Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Centro Paula Souza, Senac, Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Sebrae, entre outros.
Cursos e inscrições
Primeiramente, haverá 100 mil vagas em cursos nas áreas de varejo, tecnologia, gestão, economia criativa e idiomas. Essas vagas estão distribuídas nos meio dos programas Via Rápida, Novotec, SP Tech e São Paulo Criativo. Há opções online e presenciais.
As inscrições serão em fluxo contínuo nos seguintes endereços:
• Cursos de Economia Criativa, Varejo, Gestão e Tecnologia: www.cursosviarapida.sp.gov.br
• Cursos de tecnologia e Idiomas, com foco para jovens de 14 a 25 anos: www.novotec.sp.gov.br/parcerias
Com o tema Empreendedorismo, serão outras 140 mil vagas. Serão cursos curtos, em parceria com o Sebrae, com carga horária de 20 horas. As inscrições, também em fluxo contínuo, pelo site www.empreendarapido.sp.gov.br.