Curso de programação gratuito para meninas abre inscrições

O curso online e gratuito Meninas Programadoras está com inscrições abertas para suas primeiras turmas de 2022. Oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, contou com turmas em novembro e dezembro de 2021.

O objetivo do curso é desenvolver habilidades iniciais de programação e resolução de problemas. Mas o principal foco da iniciativa é o de motivar as estudantes a ingressarem na carreira de computação. Ainda hoje, a área de Tecnologia da Informação (TI) tem uma maioria masculina nos seus quadros profissionais. Iniciativas como essa visam diversificar mais essa realidade.

Curso gratuito de programação para meninas: USP abre inscrições para novas  turmas
créditos/Reprodução

A primeira turma do curso começou as atividades em outubro de 2021. Desde então, mais duas outras turmas já participaram da iniciativa. Com efeito, o curso dura quatro sábados.

As aulas são ao vivo e realizadas na plataforma Google Meet. Sempre aos sábados, os encontros ocorrem das 14 às 17 horas. Além disso, as participantes devem se dedicar durante uma hora por dia a exercícios individuais, a fim de desenvolverem suas habilidades. Mais que isso, há também mais de 32 horas de plantões de dúvida toda semana.

Todas que participarem que concluírem 75% das atividades propostas receberão um certificado de conclusão de curso. O documento será expedido pela Universidade de São Paulo (USP).

Como se inscrever?

As inscrições devem ser feitas via internet, no site da iniciativa, no endereço https://meninasprogramadoras.icmc.usp.br/inicio.

Deve-se ter atenção quanto ao cronograma de inscrições:

  • As atividades da primeira turma de 2022 terão início no dia 8 de janeiro, e as inscrições podem ser realizadas até 3 de janeiro;
  • As atividades da segunda turma de 2022 terão início no dia 5 de fevereiro , e as inscrições devem ser efetuadas de 9 a 22 de janeiro.

As vagas do curso serão destinadas, prioritariamente, para alunas do terceiro ano do ensino médio e de escolas públicas. As turmas de 2022 contarão com 100 vagas disponíveis cada uma. Isso possibilitará atender a um público mais amplo do que anteriormente, quando foram ofertadas 40 vagas.

Por fim, salienta-se que podem se inscrever alunas a partir do ensino médio e que se identifiquem com o gênero feminino ou não-binário.

Check Also

Cursos CEPROCAMP Campinas

Cursos Inscrição 2023 FUMEC CEPROCAMP Em Campinas SP

A FUMEC da Prefeitura de Campinas mantém a CEPROCAMP que divulga inscrições e Matrículas 2023 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *