Categorias
Cursos - Bahia Cursos EAD a Distância Diversos Cursos

Conheça o Universidade para Todos, do governo da Bahia

O Governo do Estado da Bahia publicou em 22 de setembro, no Diário Oficial do Estado (DOE), o decreto nº 20.004, que institui o programa Universidade para Todos (UPT). O programa, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado, visa a preparação de estudantes de escolas públicas, estaduais e municipais, para o ingresso nas universidades. Entretanto, não se resume a isso. Trata-se de um programa que engloba desde ações visando melhoras no aprendizado como a iniciação à docência pelos estudantes de curso superior.

Antes do decreto, o O UPT era uma das ações que integravam a Fase I – Preparando para a Universidade do Projeto Faz Universitário. Com a alteração, essa fase assume status de um programa com objetivos próprios.

Assim sendo, antes do decreto, o UPT funcionava como uma espécie de cursinho pré-vestibular, com aulas, aulões e simulados voltados a estudantes da rede pública. Agora, o UPT será composto por três etapas, independentes e complementares. Elas envolvem a mobilização de inscrição para os processos do Enem, Sistema de Avaliação da Educação Básica, exame vestibular e demais formas de ingresso no Ensino Superior.

Além disso, o UPT terá ações visando o fortalecimento das aprendizagens e preparação dos estudante nas mais diversas competências e disciplinas. Com efeito, ainda terá outras ações que visam a formação inicial e continuada de estudantes universitários para o exercício da docência. Para tanto, haverá importante atuação das universidades.

Importância das universidades estaduais

O programa UPT será executado pela Secretaria da Educação do Estado em parceria, preferencialmente, com as universidades públicas estaduais da Bahia, que são a Uneb, Uefs, Uesb e Uesc. Dessa maneira, será fundamental a atuação delas no programa, também aumentando seu contato com a população e com ações formativas para além de suas atividades acadêmicas.

Em casos em que não houver cobertura de atendimento ao programa em algum território e/ou município, a partir dos municípios-sede destas universidades, a Secretaria da Educação do Estado poderá firmar parceria com outra instituição de ensino superior pública. Esta instituição deverá ser autorizada pelo MEC e promover curso de formação superior.

Uma instituição federal que será parceira, inicialmente, é a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). É possível, ainda, que haja outras instituições em parceria com o UPT.

Importância do programa

Coordenador de Programas e Projetos Estratégicos da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Marcius Gomes, falou sobre a relevância do UPT: “A relevância social da ação impõe a continuidade do atendimento ao público aspirante à Educação Superior, a fim de contribuir para o acesso de estudantes, em situação de exclusão e de vulnerabilidade socioeconômica, e minimizar o impacto das desigualdades sociais nos processos educativos para o ingresso e acesso ao Ensino Superior”, disse. Para você ficar a par do Programa e ACOMPANHAR AS OPORTUNIDADES, ENTRE: www.institucional.educacao.ba.gov.br/universidadeparatodos

BOM CONHECIMENTOS NOS LEVA A CRESCIMENTO HUMANO, PESSOAL E PROFISSIONAL !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *